sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Cartas na manga


A campanha eleitoral de Içara deve esquentar nos próximos dias. A declaração de José Fernandes (Nem da Jacomina) no Ministério Público foi apenas o início. Advogados do PT e do PMDB devem levantar o tapete e mostrar o que for possível para a sociedade nos próximos dias. Vão começar por um assunto que teve início em 1993 e gerou uma Ação Civil Pública contra Heitor Valvassori e Artur Zanolli.

Segundo consta no processo, nesta época eles geraram desconto no carnê de IPTU dos moradores, sem qualquer lei municipal que o permitisse. O assunto sequer passou pela Câmara de Vereadores. Na ocasião, foram acusados de suscitar a redução para se beneficiar politicamente. Em 2003 o Ministério Público entrou com a ação e os dois foram condenados, em instância municipal, a ressarcir o cofre público pelo dano ao erário. Mas, recorreram e foram até a última instância. Tanto é que o caso está, atualmente, no Supremo Tribunal Federal.

Se forem condenados por este último órgão, a procuradoria do município terá que cobrar os valores aos dois. O assunto provavelmente será tratado pela próxima administração. É aí que mora o perigo. Se Zanolli for eleito, vai cobrar R$ 8 milhões do próprio pai e do companheiro de partido? Assunto deve ganhar contorno dos próximos dias...

Terrenos do Heitor

A outra carta na manga refere-se também a um assunto antigo. Ressuscita aquela história dos terrenos do ex-prefeito Heitor Valvassori. Áreas localizadas próximo a casa dele, que foram transformadas em loteamento e, para a isenção de impostos, colocadas no nome do município. O mesmo caso foi revelado através de carta aberta à população, distribuída na última eleição e que depois teve ordem judicial de recolhimento.

O assunto foi alvo de polêmica na eleição passada e deverá estar em pauta nos próximos dias. Heitor pagou os impostos depois, mas segue o processo que o acusa por improbidade administrativa. Os advogados de Murialdo Gastaldon e Sandro Serafim vão em busca do processo para dar continuidade... Esse deverá ser outro ingrediente político desta eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário