sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Assuntos polêmicos em stand by


Faltando 23 dias para as eleições, o cenário em Içara e Balneário Rincão segue muito tranquilo... Aliás, a impressão é que o clima na cidade parecia muito mais agitado antes do período eleitoral. Lembro-me muito bem quando diziam “se agora é assim, imagina em época de eleição”. Passaram longe. Os ânimos agora estão bem mais calmos. Em Içara, os temas que tinham maior repercussão negativa eram: Hospital São Donato, Mina 101 e alguns escândalos no governo do prefeito Gentil da Luz e na Câmara de Vereadores.

Pois bem. O Hospital São Donato agora está em boas mãos. O prefeito Gentil da Luz desistiu da eleição e está praticamente fazendo malabarismo para ter as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas (aliás, quem está pagando é a população). Os escândalos não vieram à tona por que todas as coligações tem ou teve alguma ligação com este governo. Os vereadores, nada fizeram para apurar as denúncias sobre o Caso das Cédulas marcadas. Agora, estão nas ruas pedindo voto...

E quanto a Mina 101!? Se antes vivíamos num conflito constante de embates jurídicos, que ora barravam, ora liberavam os trabalhos da mineradora, por que agora as coisas esfriaram? Nunca ouvi os candidatos, sequer, falarem sobre este assunto (exceto quando são questionados). E as tentativas da Procuradoria? Os representantes jurídicos da prefeitura viviam em Florianópolis tentando barrar os trabalhos da mina... Pararam por quê?

Juntos e misturados


Vale lembrar que as figuras políticas da cidade que defendiam a instalação da Mina 101, tal como se posicionou (de forma contundente) o vereador Acirton Costa (PMDB) agora estão no mesmo palanque de Murialdo Gastaldon (PT), que representou o Movimento Içarense Pela Vida (MIV) enquanto pôde. Vereador Darlan Carpes (PP), que por vezes foi até agredido verbalmente e

disparou inúmeras falas contra os agricultores, está na mesma situação. Sim, estão todos “juntos e misturados”. Seria este o motivo estancarem o assunto?

Hipóteses

Se pararam por esse motivo, duas hipóteses permeiam. Ora, é lógico que esses vereadores deixaram as suas posições claras antes de garantirem apoio a Murialdo. No fim, se todos tiverem sucesso nas urnas e permanecerem com o mesmo posicionamento (Murialdo com os agricultores e os vereadores com a mina), certamente não haverá harmonia entre o Executivo e os vereadores de situação.

Agora, se o Executivo ceder e optar por não mais barrar as atividades da Mina 101 (no sentido

de manter fiscalização efetiva, como fez esta administração), agricultores e membros do Movimento Içarense Pela Vida (MIV) estão prestes a ter uma grande decepção... Trocando em miúdos, dependendo dos vereadores que forem eleitos, Murialdo, se eleito for, pode ter que escolher entre permanecer com os agricultores ou ter um maior número de representantes do governo da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário